domingo, 27 de março de 2022

Para refletir...

 




Reflexão...


Parábola do Café Quente


Existe uma parábola que conta o seguinte:

Você vem andando com uma caneca de café quente, alguém esbarra em você e você derrama o café quente em mim.

Indignada eu pergunto: _Por que você derramou café quente em mim?

Você então responde: _Porque alguém esbarrou em mim!

Resposta errada, meu caro!

Você derramou o café quente porque era isso que você carregava na caneca. Se carregasse água fresca, teria derramado água fresca. Se carregasse suco doce, teria derramado suco doce. 


Essa parábola mostra que você responsável pelo que carrega consigo, sabendo que a vida vai sempre te esbarrar, te fazer tropeçar, te sacudir, te derrubar, pois a vida faz isso com todos nós. As bordoadas da vida, sim, são inevitáveis, mas o que coloca na caneca, é escolha sua.


Mas eu vou ainda mais longe nessa parábola.

_Por que derramou em mim?

A resposta é: _Porque sou eu quem está ao seu lado, quem está mais próxima, mais expostas ao acidente. Sou eu quem vai se queimar primeiro.

E se ainda assim, você escolher continuar carregando a caneca transbordante e fumegante, todos à sua volta tentarão manter distância, sabendo que poderão ser queimados a qualquer momento.

Os pais e os filhos se afastam, amigos se retiram, amores vão embora, até os funcionários se demitem, pois não há dinheiro que pague a perda da saúde física e mental.

Só se alegrará com sua chegada quem ainda não descobriu o que você carrega na sua caneca, e será apenas uma questão de tempo para descobrir, e magoada, também te abandonará.


Se não cuidar do que carrega em sua caneca, um dia estará sozinho, com as próprias mãos queimadas, mas apegado a essa dor com um orgulho infantil de ter o poder de carregar a caneca cheia de café quente. Vai ter vivido para ferir, para desagregar, para magoar.


Então, tente agir com sabedoria, com humildade, e admita, mesmo que apenas para si, que precisa cuidar com zelo do que carrega nessa sua caneca. Talvez, assim, ainda possa fazer um futuro cercado de pessoas com afeto verdadeiro, e quem sabe, com paz no coração.


( Texto de Simone Martins )


Grande abraço a todos. 


Alegria, saúde e abundância..


" Doar sangue é um gesto de amor ao próximo. "


Nenhum comentário:

BOM DIA

  Bom dia  !!!! Ter fé é entender que não controlamos tudo, que há uma força maior que orquestra o universo. É saber que nossos esforços, ...