domingo, 16 de novembro de 2014

CULINÁRIA





                                        NHOQUE DA SORTE


No dia 29 de cada mês, os mais supersticiosos costumam colocar uma nota de qualquer valor sob o prato, comer sete pedaços em pé e fazer um pedido para cada nhoque. Depois do ritual é saborear o prato à vontade e guardar a nota utilizada até o próximo dia 29. Segundo a crença popular, a simpatia é garantia de sorte e fartura.

Há quem diga que a tradição surgiu como estratégia comercial na América do Sul, porém, conta a lenda do Nhoque da Sorte que São Pantaleão, um missionário vestido de andarilho, ao chegar a uma pequena vila na Itália bateu à porta de uma casa bem simples e foi recebido por um casal de velhinhos que mesmo sem saber quem era, dividiu com ele o único alimento que tinham: um prato de nhoque. 



Alguns contam que tempos mais tarde, de volta ao vilarejo, o missionário disse ao casal que, após comer aquele prato, sua vida havia mudado para melhor. Outros, no entanto, afirmam que o missionário foi recepcionado por todo povoado e que depois de saborear o prato de nhoque pediu para que eles se reunissem todo dia 29 daquela mesma forma para trazer sorte e prosperidade à região. A vila prosperou e a tradição continuou mês a mês. Fantasiosa ou não, a lenda serve de inspiração para muitos restaurantes que no dia 29 de cada mês preparam a tradicional receita italiana. 


Nenhum comentário:

BOM DIA

  "Toda janela é uma poesia. As da casa e as da alma. Janela tem um ar de pensamento solto, de ventania, de paisagem e de saudade. É...