segunda-feira, 7 de outubro de 2024

BOM DIA


 

Bom dia  !!!

CURIOSIDADE

O povo Bajau é a primeira tribo do mundo a evoluir para se adaptar à vida debaixo do mar. Passam a vida inteira a viver no mar e à procura de comida no fundo do oceano. Eles vivem em casas temporárias e em seus barcos, espalhados pelos mares da Indonésia, Malásia e Filipinas. Eles vivem assim há mais de 1000 anos, e a sua comida depende inteiramente dos frutos do mar circundante. Isto obriga-os a trabalhar debaixo de água o dia todo para pescar camarão, caranguejo, peixe e lula.

Portanto, os Bajau perfuram seus tímpanos para equilibrar a pressão entre o ouvido exterior e o ouvido médio, ajudando-os a evitar desconforto ao mergulhar fundo debaixo de água. No entanto, perfurar o tímpano também pode reduzir a sua capacidade auditiva e torná-los suscetíveis a infecções nos ouvidos. Esta é uma troca que o Bajau tem de aceitar para viver debaixo de água.

O que é extremamente incomum é que eles podem mergulhar por mais de 13 minutos a uma profundidade de 60m abaixo do fundo do oceano. Porque é que eles podem fazer isto? Acontece que eles têm um baço muito maior do que as pessoas normais. Tem a capacidade de bombear mais oxigênio para o sangue e funciona de forma diferente do que um tanque de mergulho biológico. O baço deles tem um volume maior do que as pessoas normais em mais de 50%.

O que é especial é que esta característica não é encontrada apenas em mergulhadores, mas também em outros membros da tribo, incluindo crianças que nunca mergulharam antes. Isto significa que eles evoluíram para viver mais facilmente debaixo do mar. "

📸 Um pescador Sama-Bajau nada até à superfície com um polvo capturado no mar de Banda em Sulawesi, Indonésia.

Crédito: James Morgan

Grande abraço e uma semana super abençoada por Deus á todos.

Alegria, saúde e abundância....

" Doar sangue é ajudar salvar vidas. "


Nenhum comentário:

BOM DIA

  "Toda janela é uma poesia. As da casa e as da alma. Janela tem um ar de pensamento solto, de ventania, de paisagem e de saudade. É...