Nossos Pedidos
A grande pergunta de Jesus, neste domingo das missôes é :" que quereis que eu voz faça ?"
Na verdade temos dois modos de resolver nossos problemas: por nós mesmos ou pelo auxilio de outros. A Igreja insiste no princípio de subsidiariedade, como chave da solução. Estamos acostumados a ouvi-lo de diversas maneiras: ajudar a quem se ajuda: apelar a quem de direito: Deus ,humanamente significa conviver .Previlégiar-se a proximidade do ato a pessoa. Dai o provérbio: o que podemos por nossos amigos o podemos, de algum modo,por nós mesmos.
O princípio da subsidiariedade se aplica tanto no plano religioso como no social. No religioso apelámos para Deus,através da oração : e no plano social apelámos para autoridade,através da reivindicação. Em ambos os casos é preciso ter claro o que se pede e, ao mesmo tempo, exercer a responsabilidade pessoal. O Evangélio mostra que o importante não é o lugar a que se pretende ocupar, mas o serviço que se quer prestar. Por isso, ao pedir algo, quer á Deus ,quer á autoridade civil, é preciso ter claro o serviço sem pretender previlégios.
Entre os cristãos, o decisivo não é o poder se exerce mas o bem que se faz. Jesus da o exemplo. Não veio para ser servido mas para servir e dar vida pela salvação de muitos. Se pedírmos isto á Deus seremos felizes e tornáremos este mundo mais fraterno e solidário.Rezámos para que Ele envie missionários a fim de comunicar esta atitude a toda a humanidade.
( Dom DADEUS GRINGS )
Nenhum comentário:
Postar um comentário