Catedral de cidade COLÔNIA na ALEMANHA.
Quando ????
O texto do Evangelho nos aponta não a direção do fim,mas o objetivo : o Reino. O mistério da paixão ,morte e ressurreição de Jesus continua presente na vida do discípulo. Jesus não está empenhado em satisfazer a ânsia do ser humano de sondar ou saber o futuro. O ser humano traz em si um desejo de saber de saber quando e como se dará o fim e quais seriam os seus sinais. No entanto, Jesus se recusa a responder tais questões. Ele revela que tudo tem sua origem e fim no amor do Pai e que somos convidados viver o presente nesta perspectiva.
Falsas afirmações , alarmismos a respeito de um eventual fim do mundo sempre surgem e ressurgem. O ser humano,sabedor de sua condição mortal e consciente de que ela, a morte, se torna sempre mais próxima, sente medo. Jesus, por sua vez, oferece ao ser humano a possibilidade de se deixar guiar pela confiança no amor do Pai.
Os indícios do Reino presente na história consistem no testemunho dos discípulos que seguem o Senhor e anunciam neste mundo,marcado pelo mal,mas que pode também se tornar lugar de salvação.
O Reino neste mundo tem sempre a característica de uma semente: germina porque pequeno,discreto,oculto.
A angústia do "quando" é a mesma da morte. O tempo do ser humano é limitado.Por isso Jesus aponta para necessidade de enfrentar com responsabilidade,perseverança e lucidez os conflitos e desafios que os limites de tempo(=história) impõem a todos.
Responsabilidade e perseverança exigem capacidade de reflexão. Para os cristãos estas atitudes pressupõem ter como referência e Evangelização do Crucificado-Ressuscitado,buscando sempre o Reino e sua justiça.
( Texto de Don Jaime Spengier) Datado de 13.11.2016.
Nenhum comentário:
Postar um comentário