COMO CUIDAR de um BONSAI.........
Manter um bonsai saudável não requer nenhum segredo especial, apenas alguns cuidados simples. Confira nossas dicas:
Local Adequado:
Para que o Bonsai se desenvolva, é necessário que ele receba o sol da manhã ou final da tarde, de duas a três horas no mínimo, procurando evitar o sol do meio dia. Quando permanecer no interior, deve ficar o mais próximo possível de uma janela, para receber a luz solar necessária para seu desenvolvimento. Espécies como Juníperos e Pinheiros devem receber no mínimo 5 horas de sol por dia. Elas não se adaptam a ambiente interno.
Rega:
O certo é verificar diariamente o grau de umidade do solo, colocando o dedo sobre a terra para sentir a umidade. Devemos também borrifar as suas folhas. Se o tempo está seco e quente, a evaporação é muito mais rápida. A falta da água é a principal causa da perda do bonsai, em alguns casos o excesso também pode levar ao apodrecimento das raízes e consequentemente a perda da planta.
Devemos regar toda a superfície do vaso, até que ela fique levemente úmida, a água deverá sair pelo furo de drenagem. Você poderá deixar uma bandeija para escorrer o excesso de água, mas nunca deixe água para na bandeija.
Se em algum momento você não regou adequadamente o bonsai e sua terra estiver muito seca, coloque-o em uma bacia de água, até que toda a terra fique submersa, deixando-o por quinze minutos.
Poda:
Para não perder a harmonia da planta e seu formato original, é necessário que se faça à poda dos galhos que saem do formato da copa, com uma tesoura bem afiada.
Poda de raiz:
Devido a condição do bonsai estar em um vaso raso, é necessário a poda de parte de suas raízes e troca do substrato. Conforme a espécie é recomendado fazer a cada dois anos, e outros em maior tempo.
Adubo:
Como toda planta, o bonsai também necessita de adubo. Somente use adubos e dosagem recomendado para bonsai, nunca utilizando uma quantidade superior a indicada pelo fabricante. Não adube durante o inverno, pois nesta época as plantas estão em dormência.
Nenhum comentário:
Postar um comentário