CATEDRAL de ROMA
Os primeiros no Reino.......
O ser humano é essencialmente social. A pessoa não é individuo, mas relação. Diversifica-se em muitas categorias de relações pessoais : pai-filho, esposo-esposa, mãe-filho ou filha, tio-sobrinho,irmãos : primos, amigos...ou relaçoes sociais: cidadão, presidente, guia, professor... Esta multiplicidade compreende cargos e lugares. O importante está no relacionamento, infelizmente em vez de destacar a complementaridade se estabelece a hierarquia da importância: ser mais ou menos ,estar incluido ou excluido. ser maior ou menor..
Cristo estabelece outro critério para a convivência cristã. Muda o critério de precedência. Não privilegia o primeiro mas o úlimo, A importância que ele tem como Primogênito de toda a criatura é atribuida ás pessoas que , aparentemente , não se revestem de nehuma importância. A partir dele todos valem pelo relacionamento que têm ocom ELE, de cuja plenitude de graça e verdade participam.
Marcos insiste na atitude de CRISTO, de ensinar. Pôe, como tema central, sua morte e ressureição. É
por esta condição que será rejeitado por muitos,: escândalos para os judeus e opróbrio para os pagãos
: mas tambem será acolhido com carinho , como sabedoria e poder de Deus para a salvação . Por esta atitude se transformam os valores humanos de primazia. Traz-se para o primeiro plano o serviço humilde e desprentensioso.....
( DOM DADEUS GRINGS )
Nenhum comentário:
Postar um comentário