domingo, 8 de setembro de 2024

REFLEXÃO

 



Reflexão......


Meu pai me disse uma vez:
“Se alguém te magoar, perdoe, mas nunca esqueça o que essa pessoa fez.”
Era um mantra que carreguei por anos, um lembrete constante em cada novo encontro, cada nova pessoa que permitia entrar na minha vida. Mas, com o tempo, percebi o peso que isso carregava. Tornou-se exaustivo estender a mão com bondade, apenas para ser retribuído com traição. É devastador admirar alguém, apenas para descobrir que falava de você pelas costas.

Um dia, em meio à frustração, perguntei ao meu pai:
“Eles realmente merecem o meu perdão?”

Ele sorriu calmamente, dobrando o jornal que lia – um ritual diário após verificar o correio.
“Filho, todos merecem perdão. Se alguém errar contigo uma vez, perdoe. Se errar novamente, ofereça outra chance. Mas se te ferirem uma terceira vez, então é hora de perdoar a si mesmo.”

Eu devo ter demonstrado confusão, porque ele riu, me oferecendo um doce enquanto apertava suavemente minhas mãos.
“Perdoe a si mesmo por ter acreditado. Por ter confiado demais. Por ter dado outra chance quando acreditou que as coisas poderiam mudar. Mas, acima de tudo, perdoe-se o suficiente para se libertar – do rancor, da vingança, e do peso do passado.”

Na manhã seguinte, encontrei meu pai com os olhos marejados, sentado em silêncio diante de minha mãe. Seu melhor amigo de dez anos o havia traído. Perguntei-lhe se estava com raiva, e, mais uma vez, ele sorriu, balançando a cabeça.

“Meu coração não tem espaço para o ódio. Não mereço carregar esse fardo. Eu o perdoei, mas isso não significa que esqueci. Quando ele me vir sorrindo novamente, apesar de tudo, vai entender quem realmente sofreu entre nós.”

Ele enxugou as lágrimas com seu lenço favorito – aquele que lhe dei de presente no aniversário – e acrescentou:
“O maior presente que você pode dar a alguém que te magoou é deixá-lo ver como você viveu melhor apesar de tudo. Temos apenas uma vida, e não vale a pena desperdiçá-la com aqueles que deixaram cicatrizes em nosso coração. Deixe-os ver o que perderam, e como, de certa forma, ajudaram você a crescer.”

Foi naquele momento que percebi: sem as palavras do meu pai, eu ainda estaria preso às feridas de um passado que jamais foi minha culpa carregar.

( Autor desconhecido)

" Doar sangue é ajudar salvar vidas. "


Nenhum comentário:

BOA NOITE

  Boa noite  !!! “A beleza do mundo não está nas coisas que vemos com os olhos, mas na maneira como as enxergamos com a alma. Tudo pode se...